- Área: 3000 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Santiago Pinyol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um hall de entrada, uma área expositiva e uma livraria com praça de alimentação, são os espaços que conformam ano após ano um pavilhão de 3.000 m2 que acolhe o país convidado de honra na Feira Internacional do Livro de Bogotá. Na sua 28° edição, o pavilhão foi designado ao país convidado Macondo, em homenagem ao universo fantástico criado por Aureliano Buendía em "Cem Anos de Solidão", obra literária de Gabriel García Márquez.
Como parte de um amplo grupo de profissionais entre artistas, produtores, luminotécnicos, cenógrafos e sob a supervisão de um comitê curatorial, a arquitetura assume o desafio de estabelecer a estrutura geral do projeto e a ambientação interior, a fim de integrar os formatos, ambientes e características de cada uma das instalações que conformam a área expositiva e de dotar o projeto de unidade.
O projeto estabelece 3 peças principais: uma caixa preta central, controlada lumínica e sonoramente, que contém as instalações e a exposição cronológica das viagens de García Márquez.
Uma área de entrada conformada por uma praça ambientada por uma instalação exterior que é escada, mirante e porta de entrada que mistura vários dos aspectos funcionais requeridos e das características materiais representativas da construção principal do pavilhão, uma Galeria-Auditório no espaço central. E, por último, uma livraria, praça de alimentação com uma oferta bibliográfica e gastronômica também relacionada com Macondo.
Desta forma, a arquitetura do pavilhão é um pequeno universo onde confluem referências de um território familiar associado a costa do caribe e códigos do mundo imaginado por Aureliano Buendía; fazendo alusão a esta mistura poética entre realidade e ficção.